NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA
(PROJETO EM CONSTRUÇÃO) BIBLIOTECA ELETRÔNICA
minhocarato-full.jpg
Projeto desenvolvido pelos professores multiplicadores nas Escolas da Rede
Estadual de Ensino sob jurisdição do NTE de Nova Andradina.
NOVA ANDRADINA - MS
MAIO/2008
1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar a disponibilidade da informação, no que diz respeito a facilidade de busca e velocidade de acesso, através da implantação do software Biblioteca Fácil nas bibliotecas das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ØRealizar o cadastro do acervo da biblioteca e de seus usuários; ØControlar a movimentação de empréstimo e devolução de livros, CDs, DVDs, fitas de vídeo, jornais, livros e revistas; 3. INTRODUÇÃO: Vivemos num mundo onde o avanço tecnológico ocorre rapidamente, e não teria sentido os profissionais bibliotecários não estarem inseridos neste contexto. Pensando nisso os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacionais de Nova Andradina, propõe este projeto de implantação do software biblioteca fácil nas bibliotecas da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. Os bibliotecários através do software biblioteca fácil estarão agilizando seus trabalhos no que diz respeito a facilidade e velocidade no acesso de materiais, controle de empréstimo e devolução de livros, cds, dvds, etc e cadastro de seus usuários, contribuindo assim para a diminuição do material impresso no armazenamento dos dados onde estes materiais estão inseridos. 4. BIBLIOTECAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL ( DETALHAR A SITUAÇÃO DAS BIBLIOTECAS) 5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA No projeto de escolha e implantação do software, para o projeto de informatização de Bibliotecas, é necessário considerar aspectos referentes à rede de comunicação e à gestão das bases de dados que precisam ser introduzidas (ou construídas), com as quais o software possa apoiar o desenvolvimento das atividades e de prestação de serviços. Com relação às bases de dados, Paranhos (2004, p. 15) ressalta que: Estas bases de dados referem-se a usuários, a fornecedores e, em especial, aos dados bibliográficos que representam o acervo de documentos a ser disponibilizado.É com um conjunto de decisões sobre todos estes aspectos que se desenvolve e se implementa o processode informatização de biblioteca que efetivamente contribua para a melhoria da prestaçãodeserviçosecontroledeatividades,nabuscaincessantedo melhor atendimento aos usuários e da maior racionalização e economia na gestão de Bibliotecas.
(PROJETO EM CONSTRUÇÃO)
BIBLIOTECA ELETRÔNICA
Projeto desenvolvido pelos professores multiplicadores nas Escolas da Rede
Estadual de Ensino sob jurisdição do NTE de Nova Andradina.
NOVA ANDRADINA - MS
MAIO/2008
1. OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a disponibilidade da informação, no que diz respeito a facilidade de busca e velocidade de acesso, através da implantação do software Biblioteca Fácil nas bibliotecas das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Realizar o cadastro do acervo da biblioteca e de seus usuários;
Ø Controlar a movimentação de empréstimo e devolução de livros, CDs, DVDs, fitas de vídeo, jornais, livros e revistas;
3. INTRODUÇÃO:
Vivemos num mundo onde o avanço tecnológico ocorre rapidamente, e não teria sentido os profissionais bibliotecários não estarem inseridos neste contexto. Pensando nisso os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacionais de Nova Andradina, propõe este projeto de implantação do software biblioteca fácil nas bibliotecas da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul.
Os bibliotecários através do software biblioteca fácil estarão agilizando seus trabalhos no que diz respeito a facilidade e velocidade no acesso de materiais, controle de empréstimo e devolução de livros, cds, dvds, etc e cadastro de seus usuários, contribuindo assim para a diminuição do material impresso no armazenamento dos dados onde estes materiais estão inseridos.
4. BIBLIOTECAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
( DETALHAR A SITUAÇÃO DAS BIBLIOTECAS)
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No projeto de escolha e implantação do software, para o projeto de informatização de Bibliotecas, é necessário considerar aspectos referentes à rede de comunicação e à gestão das bases de dados que precisam ser introduzidas (ou construídas), com as quais o software possa apoiar o desenvolvimento das atividades e de prestação de serviços. Com relação às bases de dados, Paranhos (2004, p. 15) ressalta que:
Estas bases de dados referem-se a usuários, a fornecedores e, em especial, aos dados bibliográficos que representam o acervo de documentos a ser disponibilizado. É com um conjunto de decisões sobre todos estes aspectos que se desenvolve e se implementa o processo de informatização de biblioteca que efetivamente contribua para a melhoria da prestação de serviços e controle de atividades, na busca incessante do melhor atendimento aos usuários e da maior racionalização e economia na gestão de Bibliotecas.